
Centro Acadêmico de Medicina
Carlos Ernani Rosado
O QUE É CENTRO ACADÊMICO?
ā
Centro Acadêmico é uma entidade de representação estudantil que engloba todos os estudantes de um curso (por exemplo: CA de Direito, CA de Filosofia, CA de Medicina...). O CA deve manter com os estudantes um canal de constante diálogo e contato, realizando reuniões, debates, encontros, conversas, campanhas, tudo da forma mais democrática possível, garantindo a participação de todos. Dentre as funções do CA estão a de manter contato com os órgãos de representação geral, como o DCE (Diretório Central dos Estudantes) e também com a direção do curso. Discutir soluções para os problemas do curso, como falta de professores e mudanças curriculares, são importantes atribuições de um CA, além de estimular reflexões e contribuir para a formação de profissionais mais críticos.
CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA CARLOS ERNANI ROSADO
O Centro Acadêmico de Medicina Carlos Ernani Rosado (CACER) da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), criado em 2005, é uma homenagem ao ilustre professor Carlos Ernani Rosado Soares, natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, nascido em 1934. Ele Graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1957). Foi Cirurgião geral do Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp, aprovado em 1975).
Na vida acadêmica, foi professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1959-1995); diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRN; chefe do Departamento de Cirurgia da mesma universidade e coordenador da equipe que implantou o curso de medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Foi membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras; Academia de Medicina do Rio Grande do Norte e da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências. Também foi membro emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
Professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; cavaleiro da ordem do mérito da Aeronáutica. Cidadão Natalense, entre outros títulos.
ā
O grande mestre, Dr. Ernani Rosado, como era conhecido, faleceu em 2016, aos 82 anos, deixando um grande legado para História e para Medicina potiguar.
ā
ā
ā
